Desperta tu que dormes!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

O comprometimento da visão espiritual

Não havendo visão [nenhuma revelação redentora de Deus] o povo perece; porém o que guarda a lei, [de Deus, que inclui a do homem] esse é bem-aventurado (feliz, afortunado e bem sucedido) Provérbios 29:18 (Bíblia literal do texto tradicional anotada)

“Where [there is] no vision, the people perish: but he that keepeth the law, happy [is] he” (King James version)

Sin visión [profética] el pueblo perecerá; mas el que guarda la ley es bienaventurado(Spanish Sagradas escrituras Version Antigua)

Provérbios 29:18 tem sido frequentemente usado para referir-se as consequências de não olhar para além das circunstâncias do momento, muitas vezes, aplicando este texto para nação, situações pessoais, igrejas locais, e etc. Ninguém questionaria que tais aplicações podem justificadamente ser aplicadas de forma alternativa ou secundária.

Mas, no contexto bíblico diz respeito às consequências da falta de visão espiritual em relação com a revelação redentora de Deus. É sobre esta deficiência da visão espiritual ou o comprometimento dessa visão, que vamos abordar hoje. Estamos todos familiarizados com cataratas que afetam os olhos físicos. Vamos usar esta analogia na mensagem de hoje.

[A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos, etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal]

A mensagem do poder redentor do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é pregada por toda a terra através de nossos púlpitos, TV, rádio, livros, folhetos, etc.

Então, por que a visão espiritual de tantos está prejudicada?


I. ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS O COMPROMETIMENTO DA VISÃO ESPIRITUAL EXISTE:

A. As “cataratas” espirituais das prioridades equivocadas. Isso acontece quando nós não"buscamos primeiro o reino de Deus e Sua justiça" Mateus 6:33.
B. Pode ser a "catarata" dos prazeres mundanos: Paulo escreveu: "Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente" (2 Timóteo 4:10)
C. Pode ser a "catarata" do reconhecimento mundano: Jesus disse: "GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que [está] nos céus". Mateus 6:1
D. Pode ser a "catarata" do ganho mundano. "Para que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua própria alma" Mateus 16:26

II. ÁREAS DE VISÃO ESPIRITUAL EM QUE PRECISAMOS VER CLARAMENTE:

A. Nossa visão interna:
Todos nós já ouvimos dizer que devemos tentar nos ver como os outros nos veem, mas o que realmente precisamos fazer é ver a nós mesmos como Deus nos vê! A Bíblia diz: "... o homem olha para a aparência, mas o Senhor olha o coração" 1 Samuel 16:7
B. Nossa visão vertical:
Passamos tanto tempo procurando em torno de nós que não encontramos tempo para olhar para cima! Isaías disse: "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu [manto] enchia o templo"Isaías 6:1.
C. Nossa visão horizontal:
Precisamos ver a humanidade em sua necessidade de salvação, a sua necessidade de comunhão com Deus e Sua igreja, e as suas necessidades materiais. Tiago escreveu: "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” Tiago 2:15-17
D. Nossa visão periférica:
Paulo admoestou Timóteo para "estar atento em todas as coisas" (2 Timóteo 4:5) Pedro acrescenta uma advertência a mais para os "eleitos" (1 Pedro 1:2) que pertence à este aspecto de nossa visão espiritual. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8)

III. A CONSEQUÊNCIA DA VISÃO ESPIRITUAL PREJUDICADA:

A. "O povo perece" Caim perguntou a Deus: "sou eu o guardião de meu irmão" (Gênesis 4:9) Para o cristão, a resposta é um sonoro "Sim, nós somos!" (Marcos 16:15)

CONCLUSÃO:




Visão Espiritual
A visão está entre os cinco sentidos mais importantes e eficientes do ser humano. A visão é a responsável em aprimorar a relação do homem com o real, sendo o olho o orgão da percepção visual. Através da visão o homem se comunica; existe a visão fictícia, àquela que não faz parte da realidade vivida e a visão literal, essa que nos dá o senso de onde estamos pisando, tateando e observando.
Na palavra de Deus aprendemos alguns tipos de visão:
1º Visão da Igreja:
A igreja deve visualizar o crescimento numérico e qualitativo de sua membrasia, sendo que, por isso, Cristo morreu. Jesus ensinava aos discípulos a maneira prática e teórica de aplicar seus ensinamentos para o êxito na pregação do evangelho. Com estes ensinamentos os seguidores do cristianismo implantaram igrejas em lugares que a visão física e espiritual estavam obstruídas, como no caso de Antioquia.
2º Visão distorcida:
De modo geral, os fariseus tinham uma visão própria de Deus, das pessoas e do mundo. Pensavam que vivendo retamente obrigariam Deus a intervir nos acontecimentos futuros, enviando o Messias, porém Jesus ensinava que não era por méritos ou obras que alcançariam a salvação, mas por intermédio da graça e misericórdia do Senhor. Antes de Paulo conhecer a Deus, sua visão era absolutista, ou seja, sou salvo pela conduta que desempenho, ao encontrar-se com Cristo, Paulo conscientiza-se que é como um atleta que corre a fim de receber o prêmio. Somos seres construtivos, e devemos buscar uma santidade gradativa (construtiva, aos poucos) em busca da salvação.
3º Visão do impossível:
A bíblia relata um fato sobre um determinado cego chamado Bartimeu, que segundo relatos históricos, vivia mendigando nas ruas de Jericó. A audição era a única forma de ficar inteirado dos acontecimentos da pequena cidade, certamente identificava a muitos através de ruídos que escutava. Porém, certo dia, um movimento entre os habitantes de Jericó lhe chamou a atenção. Perguntou o cego que estava acontecendo e, alguém lhe disse: "Jesus está passando".
O cego que mendigava já ouvirá falar das maravilhas realizadas por este homem, mas seus olhos não permitiam locomover-se para onde ele estava, porém ao ouvir falar do messias, com olhos e visão espiritual, depositou sua confiança no nazareno. Sem poder ver, desconhecendo as afeições de Cristo, ele visualizou o milagre antes de recebê-lo. Essa visão chama-se espiritual, o homem não espirutual deve ver para crer, mas o espiritual crê para ver.
Mesmo com as obstruções de sua visão, veja o que o Senhor poderá fazer em favor de vossa vida.

Jesus minha razão de viver!!!: Jesus está voltando!!!

Jesus minha razão de viver!!!: Jesus está voltando!!!: Até Quando Coxeareis Entre Dois Pensamentos?" Elias estava entre os maiores profetas bíblicos. Quando a nação de Israel mergulhou em su...