Desperta tu que dormes!!!

sábado, 18 de fevereiro de 2012



0

Quando as Coisas se Tornam Difíceis

 

Texto: Tiago 1:1-12

INTRODUÇÃO:

A principal preocupação de Tiago não é a religião, mas a conduta, não crença, mas o comportamento, não doutrina, mas as ações. Ele aborda como um crente responde "quando as coisas ficam difíceis". Quando as coisas se tornam difíceis os crentes devem ter...

I. A ATITUDE CORRETA DIANTE DAS PROVAS. V. 2-4.

A. A associação confirmada: "Meus irmãos..." Ele identifica com os seus sofrimentos. Ele não era um mero espectador de camarote. Ele estava compartilhando o testemunho da sua própria vitória.
B. A atitude comandada, "tende grande alegria” v. 2. Este infinitivo aoristo transmite um sentido de urgência. É extremamente importante que nós façamos a nossa mente para enfrentar as provas com fé e com uma atitude de alegria, ou seja, uma paz constante, confiança e alegria no Senhor.
C. O pedido considerado, v. 2, "Quando cairdes em diversas tentações (provas)", ou seja, as provas multifacetadas, dificuldades inesperadas de todos os tipos. Os cristãos enfrentam provas de toda natureza. Nós não estamos imunes a sofrimento, provas e dificuldades.
D. A afirmação veiculada, v. 3-4, "Sabendo que..." Permanente, mantendo-se fiel sob pressão, E como um levantador de peso, produz força para a resistência firme. Não há nenhuma maneira de saber a qualidade de algo sem testá-lo.
1. “Perfeitos"; maduros, em contraste com meninos em Cristo.
2. “Completos", completa, aceitável para o sacrifício.
3. “Sem faltar em coisa alguma"; Vitoriosa.
4. Quando as coisas ficam difíceis os crentes devem exercer...

II. UM TOTAL CONHECIMENTO DA ORAÇÃO EM MEIO AS PROVAS, V. 5-7.DEVEMOS RECONHECER...

A. O requisito para a sabedoria, "Se alguém tem falta de sabedoria..." É certo perguntar a Deus "por quê?" ou "o que devo fazer?" A primeira coisa que devemos fazer é reconhecer a nossa necessidade dEle. Este total conhecimento da oração deve fazer...
B. Um pedido de sabedoria, "Peça a Deus...", v.5. Este é um imperativo presente do indicativo, ou seja, uma ordem, e não uma sugestão. Quando as coisas ficam difíceis, não tente resolver sozinho. Quando você pede ajuda prepara-se para...
C. A resposta de Deus, "quem a todos dá liberalmente..." Deus quer dar-lhe sabedoria e força em suas provas. "Justo quando eu mais precisar dele, Jesus está presente para confortar e dar alegria, justo quando eu mais precisar dele". Tiago então lembra-nos...
D. A responsabilidade do homem, "Peça-a, porém, com fé,..." Esta é a atitude sincera de uma completa e inquestionável rendição e dependência de Deus. Tiago recorda aos crentes...

IV. OS ASPECTOS POSITIVOS DAS PROVAS CONTÍNUAS. V. 8-12.

A. Provas produzem uma vida equilibrada, v. 9-11. Aqueles que vacilam em cada prova são instáveis em todos os seus caminhos. Uma vida equilibrada mantém uma eterna perspectiva. "Uma tenda ou uma casa de campo, por que eu deveria me preocupar, ele está construindo um palácio para mim".
B. Provas produzem uma vida abençoada, v. 12, "Bem-aventurado o varão..." "Embora exilado de casa ainda assim eu posso cantar toda a glória a Deus, eu sou filho do Rei”. A verdadeira felicidade é encontrada em confiar em Deus através das provações da vida.
C. Provas produzem uma vida abundante, "... a coroa da vida...", v.12. É tanto a vida e vida em abundância aqui e a vida eterna futuramente. Poderia ser interpretado como "a coroa, que consiste na vida".
D. Provas produzem uma vida bela

CONCLUSÃO:

CS Lewis disse: "Deus nos sussurra em nosso prazer, fala para nós em nossa consciência, mas grita-nos na nossa dor. É o seu megafone para levantar um mundo surdo". Quando as coisas ficam difíceis lembre-se que existe um Deus sábio o bastante, forte o suficiente, e ama-o o suficiente para vê-lo triunfar. Confie nele, ame-o e sirva-o, não importa o quanto à vida se torna difícil. 

Sabedoria para as provas da vida

 
Texto: Tiago 1:1-12
Introdução: Em tempos de provação e sofrimento, muitas pessoas perguntam:"Se Deus é amoroso, por que Ele permite que as pessoas sofram?"Algumas pessoas acreditam que sofremos porque Deus não está envolvido no mundo que Ele criou. Outros dizem que somos vítimas do destino ou acaso. No entanto, a única resposta exata a esta pergunta pode ser encontrada na Palavra de Deus.
I. Todas as provas são evidência de que Deus está trabalhando em nossas vidas. Elas podem vir de várias fontes.
A. Nós mesmos. Muitas vezes, tomamos decisões que não são sábias ou saudáveis. Qualquer coisa que não está de acordo com o plano e o propósito de Deus em nossas vidas é garantido que vai trazer problemas.
B. Outras pessoas. Às vezes, outros podem ser responsáveis ​​por nossas provações. Pedro nos adverte que não devemos ficar surpresos com a "provas de fogo" que surgem em nosso caminho (1 Pedro 4:12).
C. O mundo caído. Porque o pecado entrou no mundo através de Adão e a desobediência de Eva, devemos lidar com as consequências disso em nossas vidas.
D. Satanás. Muitas pessoas querem acreditar que o diabo não é real, mas ele está presente em toda a Bíblia. Ele tentou Jesus no deserto (Mateus 4:1-8), a traição colocada no coração de Judas Iscariotes (João 13:2), continua a causar problemas em nossas vidas também.
E. Deus. Algumas provas são enviadas por Deus, e algumas são permitidas por ele. Quando fazemos escolhas que não agradam a Deus, devemos esperar um julgamento. No entanto, Ele também pode enviá-los quando estamos sendo obedientes para nos dar sabedoria e discernimento. É por isso que devemos "ter motivo de grande alegria", porque as provas são evidência que Deus está trabalhando em nossas vidas.
III. Devemos ser cuidadosas para evitar atitudes e respostas erradas as provas.
A. Experimentar culpa falsa. Às vezes, Deus envia a adversidade para projetar algo para o nosso bem, não por causa de algo que temos feito. É por isso que é essencial buscar sabedoria na Palavra de Deus e na oração.
B. Acreditar que as provas são desnecessárias ou sem sentido. Nunca devemos pensar que as coisas em nossas vidas não tem nenhum propósito. Isso só leva à frustração e ansiedade, em vez de alegria.
C. Culpar a Deus ou aos outros. Uma resposta comum às provas é o de colocar a culpa. Isso ocorre porque nós não entendemos completamente seus caminhos, e somos "impelidos e agitados pelo vento” por causa da dúvida (Tiago 1:6).
D. Sentir-se impotente e derrotado. Se acreditamos que temos que sobreviver com nossas próprias forças, começamos a nos sentir incapazes. Somente se nós confiarmos no poder de Deus podemos experimentar a vitória.
E. Buscar alívio nos lugares errados. Muitas pessoas recorrem ao álcool, drogas ou casos extraconjugais para alívio diante de provações. No entanto, quando usamos soluções do mundo, acabamos fazendo a coisa errada.
F. Incompreensão da finalidade para provas. Os cristãos devem ver as provas como uma oportunidade para Deus trabalhar em suas vidas e se alegrar no conhecimento que eles estão amadurecendo em sua fé.
G. Sentir-se como uma vítima. Deus está no controle absoluto de tudo, por isso é impossível nós sermos vítimas. Deus sempre nos permite superar nossos desafios.
IV. Quais são os propósitos de Deus para as provas?
A. Testar a nossa fé e provar que ela é genuína.
B. Testar nossa devoção a Cristo e medir nossa obediência.
C. Purificar e santificar-nos.
D. Dar a si mesmo a oportunidade de mostrar seu amor e poder.
E. Produzir o caráter cristão em nós.
F. Equipar-nos para ser uma bênção para outros.
V. Para se ter a resposta adequada aos nossos desafios, devemos sempre nos lembrar que...
A. Deus controla a sua extensão e intensidade.
B. Deus tem um propósito específico para eles.
C. Deus lhes desenha para fins específicos.
D. Eles vão provar ser bom se nós respondemos em fé.
E. Eles podem reforçar a nossa fé.
F. Eles nos permitem mostrar a perseverança sob pressão.
G. Eles vão desenvolver o caráter de Cristo em nós.
H. Eles nos ajudam a medir o nosso progresso espiritual.
I. Deus caminha conosco através deles.
J. Por meio de Sua graça e poder, vamos superá-los.
Conclusão: As lutas e feridas são inevitáveis, enquanto estamos na terra, mas podemos escolher como responder a elas. Podemos reagir negativamente, ou podemos confiar no Senhor e ver a sua mão trabalhando em nossas vidas para sempre. Como crentes, temos sempre o Pai para nos assistir através de todas as nossas dificuldades.

 CONFIANÇA  =  COMPROMISSO
  Jeremias 17.5-8
A GRAÇA DO SR. JESUS CRISTO, A COMUNHÃO DO E.S. E O AMOR DE DEUS O PAI, SEJAM COM TODOS NÓS. Amém.
Desde a nossa infância fomos alimentados com a doutrina de que diante de Deus nenhuma pessoa é justificada (aceita) por mérito de suas obras, mas sim, por sua fé. Ou seja, Deus antes de tudo, quer a nossa fé. E sem fé não é possível agradar a Deus. - Esta é uma doutrina muito preciosa (JUSTIFICAÇÃO POR GRAÇA E FÉ), e será bom que nos lembremos dela em cada dia de nossa vida. Acima de tudo e antes de tudo Deus quer que tenhamos fé nele e em sua palavra. E pela graça de Deus revelada em Jesus Cristo, nós podemos chamá-lo de PAI, justamente porque sabemos que ele nos AMA (!) assim como um pai ama os seus filhos.
No entanto, há filhos que entendem mal a liberdade que é dada por seus pais, e acabam abusando desta liberdade, sem responsabilidade. Em outras palavras, há cristãos que entendem mal a doutrina da justificação pela fé. Eles acham que "fé" é só "crer que Deus existe" / ACREDITAR na existência de Deus. Acham que fé não tem nada a ver com a vida do dia-a-dia das pessoas (!); que só é um "sentimento" ou uma emoção que só nos comove de vez em quando, mas que não MOVE nada em nossa vida. Infelizmente, este tipo de "fé" é que nem o motor de um carro, ligado, que fica trabalhando em ponto morto = não sai do lugar. E assim, muita gente acha que a "fé" é algo vivido só dentro da igreja, e que isto não tem nada a ver com a sua vida familiar, com o seu método de trabalho e com as suas posições políticas. Não sabem que FÉ é TER CONFIANÇA, é APOSTAR QUE É BOA A VONTADE DO PAI; é obediência arraigada no coração. - E a Palavra de Deus hoje nos quer mostrar que a CONFIANÇA em Deus, que é a FÉ verdadeira, esta tem tudo a ver com o nosso dia-a-dia: com o nosso trabalho, com a vida social e também com as nossas posições políticas.
O profeta JEREMIAS nos mostra que a FÉ EM DEUS é algo que mexe com a vida inteira da pessoa. - O texto para a prédica de hoje é de Jeremias 17.5-8 (ler).
Neste texto, Deus diz que "abençoa os que têm fé (CONFIAM) e amaldiçoa os que confiam nos outros." - Mas por que é necessário que Jeremias diga isso ao seu povo?! Essa frase não parece muito "ÓBVIA" ? - O que será que Jeremias entende por "CONFIAR" em Deus?! - A fim de entendermos melhor esse texto de Jeremias, é preciso a gente saber um pouco mais da história da época: O que estava acontecendo na terra de JUDÁ na época que Jeremias escreveu este texto?!!
Jeremias escreveu este texto + ou – por volta do ano 600 a.C., numa época de grandes mudanças políticas no reino de Judá. Aconteceu uma mudança de REI em Judá! O rei anterior, chamado JOSIAS, era um rei bomjusto, e ele governava o seu povo com toda a liberdade. Existiam dois outros grandes povos alí perto, os EGÍPCIOS e os BABILÔNICOS, e eles queriam dominar o reino de Judá. Mas o rei de JUDÁ, Josias, ele não se vendia, nem para egípcios e nem para babilônicos. JOSIAS era um rei que queria PAZ COM O SEU POVO, E PAZ COM DEUS - QUERIA JUSTIÇA. Inclusive, Josias foi o rei que conseguiu centralizar o culto no templo em Jerusalém. Uma das ênfases do governo de Josias era a DEFESA DOS MAIS FRACOS: Os pobres, as crianças e as viúvas tinham os seus direitos garantidos.
Só que, o rei Josias não investia muito no seu exército; ele não tinha como se defender dos egípcios e dos babilônicos! Muito rápido os Egípcios dominaram Judá, e eles colocaram um novo rei sobre Judá. Este se chamou JEOAQUIM. Alí começam os problemas: O governo de Jeoaquim era completamente o contrário / oposto do rei Josias! - O novo rei agora governava com repressão ao povo... O seu governo era caracterizado pela violência, pelo derramamento de sangueesbanjamento de dinheiro público em construções luxuosas, eempobrecimento do povo!
O profeta Jeremias, temente a Deus, era totalmente contra esse novo rei. É por isso que ele começa a denunciar as injustiças... No entanto, o que mais aborrecia Jeremias, é que o povo estava CONFIANDO naquele rei injusto! Muita gente apostava na forma de governo do rei Jeoaquim! Muita gente achava que Jeoaquim seria a solução para os problemas da terra de Judá.
Para dentro deste momento histórico de Judá, Jeremias fala sobre CONFIANÇA em Deus. - MAS POR QUE FALAR SOBRE CONFIANÇA?!
O que é que as injustiças de um rei têm a ver com a confiança em Deus? Afinal, o povo de Judá "acreditava" em Deus (!), e ainda celebravam culto no templo (!), o que havia de errado?! - Sim, aqui Jeremias tinha que dizer que "ACREDITAR" em Deus ainda não basta!! Ir aos cultos, ainda não é tudo!! Jeremias mostra que a fé não é algo que só tem a ver com EMOÇÕES, mas que a fé tem a ver com toda a vida das pessoas, inclusive com a opção política delas- O povo dizia acreditar em Deus, mas apoiava um rei injusto!! QUE FÉ ERA ESSA? E alí Jeremias teve de dizer: Olha gente, vocês não estão CONFIANDO em Deus. Porque CONFIAR não é só ACREDITAR!! CONFIAR em Deus é uma opção de vida !! Confiar em Deus significa ESTAR TOTALMENTE DISPOSTO A VIVER A VONTADE DE DEUS (!) e não a vontade de um governo injusto! - CONFIAR em Deus, significa apostar na justiça, mesmo que seja a opção mais difícil.
Em outras palavras, Jeremias deixa claro que VIVER A PRÁTICA DA JUSTIÇA E OPTAR PELOS + FRACOS - isto é CONFIAR em Deus. Por outro lado, fica claro que OS QUE NÃO vivem a prática da justiça, e os que NÃO optam pelos mais fracos - estes não conhecem a Deus.
Essa é a radicalidade da Palavra de Deus: ou confiamos verdadeiramente em Deus e optamos pela justiça concreta no mundo... ...ou optamos pelas injustiças, e não conhecemos Deus.
Hoje, em nosso tempo também existem pessoas como o rei Jeoaquim. As injustiças que acontecem ao nosso redor são visíveis (!), basta ver qualquer jornal... ...ou, é só ouvir as vozes das pessoas injustiçadas ao nosso redor!! E diante dessas injustiças, a Palavra de Deus nos desafia a tomarmos um posicionamento bem concreto: Ou ficamos COM Deus e lutamos contra as injustiças; ou ficamos com as injustiças e lutamos contra Deus. - Esta é uma decisão que cada um pessoalmente deve tomar. E cada um deve fazer-se esta pergunta: Vale a pena viver uma fé de aparências... ...uma fé que é como aquele carro que fica no ponto morto? Ou é melhor CONFIAR INTEIRAMENTE no poder salvador de Deus, que é nosso pai e nos ama?!
Aqui nós entramos num ponto-chave!!: A MOTIVAÇÃO, o ÂNIMO, a CORAGEM para assumir uma posição contra as injustiças do mundo, isto vem do próprio Deus. DEUS MESMO opta pela justiça!! Deus mesmo opta pelos fracos!! E SE O PRÓPRIO DEUS FAZ ISTO, então nós também podemos CONFIAR nele, e juntos lutar pela justiça.
SE DEUS, O PAI DE JESUS CRISTO, ENTRA NA HISTÓRIA HUMANA A FIM DE MOSTRAR O CAMINHO DA JUSTIÇA E DO AMOR, então também é alí, na luta por justiça, que nós nos encontramos com Deus. É alí fora, no trabalho honesto, e ajudando a quem precisa - é alí que nós nos encontramos com Deus.
As promessas de Deus nos ANIMAM! Ele está do nosso lado, nos animando e animando nossa irmã, nosso irmão. Ele está comunicando e anunciando que BEM-AVENTURADOS serão os que nele colocam a sua confiança e praticam a sua justiça. Isso é motivo de ALEGRIA e de ESPERANÇA p/ nós. Mesmo que as injustiças do mundo pareçam ENORMES e INVENCÍVEIS, Deus está do nosso lado, E ELE GARANTE A VITÓRIA. E juntos, na luta por justiça, a comunidade poderá mostrar ao mundo que JÁ HÁ SINAIS DE PAZ E DE GRAÇA. Amém.