Desperta tu que dormes!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

SETE SEGREDOS DO SUCESSO ESPIRITUAL


Sete segredos do sucesso espiritual

Texto: Lucas 5:Introdução: Quase toda pessoa normal está interessada no sucesso. Observe a seção de negócios e de autoajuda da livraria local. Olhe os livros mais vendidos. Consulte a seção de anúncios dos jornais veja a lista de convites para seminários sobre "sucesso". Acredito que de todas as pessoas no mundo, nós, cristãos, devemos querer ter sucesso. O que nos torna diferentes são nossas prioridades, definição de sucesso, e maneiras de chegar lá. Vamos aprender uma lição de uma equipe de pescadores cansados que provaram o fracasso até que Jesus lhes ensinou princípios de sucesso que os ajudou pelo resto de suas vidas. Estes princípios são -

passos-para-o-sucesso
I. Aceitar as limitações dos esforços e planos humanos. V. 5
A. Pedro, André, Tiago e João fizeram tudo o que sabiam para pescar e ainda acabaram de mãos vazias.
B. Deus nos deu a mente para pensar, mas, às vezes não temos capacidade e sabedoria suficiente para ter sucesso por conta própria (Isaias 55:8-9 - Salmos 39:5b).

II. Confiança na palavra de Jesus, mesmo que não faça sentido. V. 5
A. Como você acha que esses pescadores se sentiram, recebendo o conselho de um carpinteiro que virou pastor? Será que eles não sabiam pescar? Era a profissão deles desde a infância.
B. Ainda assim, havia algo em Jesus que os levou a confiar nele. Ele não tinha, naturalmente, pedido a eles que fizessem algo imoral, apenas algo que não parecia fazer sentido prático (Provérbios 3:5-7).

III. Esteja disposto a enfrentar os problemas e dores. V. 4
A. Quando Jesus disse aos discípulos para lançar novamente a rede, foi em águas profundas. Riscos e desafios é parte da conquista. Uma vida sem riscos é terrivelmente sem graça.
B. A história prova que cada tarefa grande e bem sucedida sempre envolveu alguns dos problemas mais difíceis e provações ao longo do caminho. Enfrentar e superar dificuldades inevitáveis tornar a vitória ainda mais doce! (II Coríntios. 11:23-27).

IV. Nunca desista mesmo sentindo-se frustrado. V.5
A. Os pescadores estavam com sono e cansados, mas dispostos a fazer a sua parte (II Coríntios 12:9 - Filipenses 4:19.
B. Eles estavam desanimados, mas dispostos a tentar novamente, desta vez do jeito do Senhor (I Samuel 30:6).

V. Lembre-se da importância do trabalho em equipe. V. 7
A. Então, e agora, existe a necessidade constante por mais trabalhadores na obra do Senhor (Lucas 10:2).
B. Como o sucesso veio, eles tinham de partilhar o fardo.
C. Como o Senhor Jesus foi o foco principal, não importa quem tem o crédito (I Coríntios. 3:5-6).

VI. Lembre-se, Deus pode nos dar mais do que jamais pedimos ou imaginamos. v. 6
A. A demora de Deus não é negativa. Um cristão que é fiel a Deus está destinado a um final feliz!
B. Observe que a captura de peixes foi ainda maior do que eles esperavam (Efésios 3:20).
C. Nosso Deus se deleita em nos surpreender (I Coríntios 2:9).

VII. Seja humilde, mesmo no seu sucesso. V. 8-9
A. Pedro não tomou o crédito exclusivo pelo sucesso.
B. Na verdade, ele se humilhou diante do Senhor e ficou cara a cara com sua própria indignidade.
C. A bondade de Deus deve nos levar ao arrependimento (Romanos 2:4). É Deus quem deve ser glorificado.

Conclusão: Amigo, você não precisa estar em um "grande momento" para ser bem sucedido. Ao ler o livro de Atos, você vai ver como um pobre pescador, como Pedro se tornou útil a Deus e se tornou um sucesso espiritual. E assim você pode ser bem sucedido se apenas você seguir os segredos de Deus para o sucesso espiritual! O sucesso espiritual começa com um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus Cristo. Mesmo se você chegou a um ponto onde você tem alcançado as suas ambições terrenas, sem Cristo, é em vão e nada em absoluto. Sem Cristo como Senhor e Salvador, você está destinado ao fracasso eterno

domingo, 8 de julho de 2012

SALVAÇÃO SOMENTE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO


"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:25-26)



O homem natural tem prazer em tudo que o mundo lhe oferece. Em seu coração ele sabe que há dois caminhos que ele pode escolher seguir. Este caminhos são:

1- Um caminho largo que lhe oferece prazeres e tudo que o seu coração pecador almeja mas que Deus abomina.
Mateus 7:13, no entanto, diz o seguinte: "... porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela."
É triste vermos milhares de pessoas caminhando por este caminho de perdição, sem Cristo, achando que ninguém é capaz de saber como se salvar, só Deus. Realmente, Deus sabe e deixou escrito em 1 João 5:13 palavras que nos asseguram que teremos vida eterna no céu. Elas dizem: "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." 
Então, é responsabilidade nossa, que somos crentes no Senhor Jesus Cristo, falarmos dEle aos perdidos. Que possamos ter um peso pelas almas daqueles que estão sem Cristo!

2- Um caminho estreito que o conduz à vida eterna.
Mateus 7:14 diz claramente: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." O caminho que nos leva ao céu por toda uma eternidade é estreito mas não é tortuoso, nem cheio de pedregulhos, nem tão difícil. Difícil foi para Jesus, o Deus que desceu da Sua glória para lançar sobre Si os pecados de toda a humanidade, derramar o Seu próprio sangue para ter-nos junto a Ele eternamente. Isto é o amor que não entendemos, nem sabemos explicar. É o amor que devemos seguir e ter dentro de nós a fim de que o mundo queira ter em sua vida o mesmo Deus que nós temos.

Dentre tantas pessoas que decidiram seguir pelo caminho estreito, vamos conhecer uma jovem judia que era segundo o coração de Deus. Seu nome era Maria. Ela, apesar de ser muito jovem, pobre, foi agraciada com a visita de um anjo enviado por Deus. Por duas vezes, o anjo Gabriel falou a Maria dizendo o quanto ela achou graça diante de Deus:

1) No versículo 28 de Lucas 1, ele disse: "... Salve agraciada ; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (grifo meu).

2) No versículo 30 de Lucas 1, ele disse: "... Maria não temas, porque achaste graça diante de Deus" (grifo meu).

Maria conhecia a Palavra de Deus e ela sabia que "Sem fé é impossível agradar-Lhe ..." (Hebreus 11:6). Ela, apesar de tão jovem, tinha uma fé no Deus que a criou e que ela carregava em seu coração amando-O e obedecendo-O.
Ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus porque Deus conhecia o seu coração e sabia que ela O amava, obedecia e confiava nEle. Deus a escolheu apesar dela ser uma pecadora que necessitava ser salva através do sangue do verdadeiro Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Ela mesma sabia que tinha que crer no Senhor para ser salva eternamente.
Ela sabia que necessitava de um Salvador quando disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46-47).
Maria, assim como eu e você, estava perdida, necessitando de um Salvador.
Ao vermos a própria Maria, mãe de Jesus, admitindo que estava perdida e precisava de um Salvador para ter seus pecados perdoados lembramos de uma outra mulher que aos olhos de Deus é também muito importante. Esta mulher é VOCÊ, minha amiga. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas e pedir-lhe, amorosamente, que medite nelas.

De acordo com os versículos chaves do nosso estudo ...
* O que você deve fazer para ser salva?
* O que o próprio Jesus disse a mim e a você que devíamos fazer para sermos salvas?

Ele, claramente, nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?"(Lucas 1:25-26), (grifo meu).

* Você já decidiu crer em Jesus?
* Você já decidiu não ser uma pessoa morta, separada de Deus?
* Você já decidiu viver, eternamente, com Jesus, no céu por toda uma eternidade?
Se não, então ...
1- decida aceitar Jesus como seu Salvador;
2- decida vencer aquele que é inimigo da sua alma, Satanás;
3- decida entregar toda a sua vida Àquele que derramou o Seu sangue no seu lugar.

Certa vez, li um folheto que falava das desculpas que as pessoas apresentavam para não aceitar Jesus. Dentre tantas, algumas diziam: "Não, agora não, sou muito novo! Quem sabe mais adiante?"... "Talvez no próximo ano, pois agora estou muito ocupado!"... "Agora não, pois estou preocupado com os estudo dos meus filhos e não tenho muito tempo!" Estas são desculpas muito perigosas, pois nada neste mundo é mais importante do que a sua vida eterna no céu. O tempo de você tomar a sua decisão não é amanhã, pois a Bíblia em Provérbios 27:1 nos diz: "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará."
O dia que você tem que fazer a sua decisão por Cristo é hoje. É a própria Bíblia que diz "... Ouvi-te em tempo aceitável! E socorri-te ao dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2).
Amiga, talvez amanhã seja muito tarde para você aceitar Jesus em sua vida e receber o perdão dos seus pecados. Lembre-se que “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5:12 BRP).
Não pense que você é, suficientemente, boa e merecedora da vida eterna no céu. Você precisa crer em Jesus para se salvar. Dobre os joelhos, baixe a cabeça e, com o coração cheio de arrependimento, creia que você necessita de Jesus para ser salva, necessita segui-Lo.

Veja este comentário do "Life Application Bible Commentary" que nos diz como devemos seguir a Jesus: "As pessoas que podem ter um relacionamento com Cristo são aquelas que fazem a vontade do Pai. Elas ouvem, aprendem, crêem e obedecem. A obediência é a chave para fazer parte da família de Deus. O conhecimento não é o bastante - os líderes religiosos tinham conhecimento e, ainda assim, não compreenderam Jesus. Seguir não é o bastante - a multidão seguia mas não entendeu quem era Jesus. Aqueles que crêem em Jesus passam a fazer parte da família de Deus."

A Bíblia nos ensina no evangelho de João 1:12 que nós somos feitos filhos de Deus. Nós não nascemos fazendo parte da família de Deus mas nos tornamos filhos quando aceitamos Jesus como nosso Salvador. Veja o que este versículo diz: "Mas, a todos quanto O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome."
Novamente, quero lhe perguntar:
Você já creu em Jesus?
Você já O aceitou como seu Salvador?
Então, se você já fez esta decisão, você já faz parte da família de Deus, já pode ser chamada de filha de Deus.
Mas se você decidiu não fazer esta decisão agora, lembre-se do que o Senhor diz na Sua Palavra:
* "Quem crer e por batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16).
* "Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).

Amiga, pense seriamente no futuro eterno de sua alma. Veja ainda o que Tiago 4:14 lhe diz: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece."
Você tem certeza de que estará viva daqui a cinco minutos? Não, não é? Como o versículo disse, a nossa vida é como um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece. Então, não perca tempo e reconheça que você é uma pecadora, que necessita ser salva para obter a vida eterna no céu. Não rejeite a verdade! Seja submissa ao que o Senhor ensina na Sua Palavra.

Vejamos algumas passagens bíblicas que nos mostram o que eu devo fazer para ser salva. Tenho que fazer boas obras? Tenho que reconhecer que sou pecadora e viver pedindo perdão para me conservar salva? A Bíblia nos diz...

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

"... Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..." (Atos 16:30-31).

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo ..." (Gálatas 2:16).

Que o Espírito Santo possa convencê-la a aceitar Jesus em sua vida, pois só assim você poderá passar toda a eternidade no céu.

"Senhor Deus, meu Pai, obrigada pelo Teu amor derramado em minha vida.
Obrigada pelo sangue de Jesus derramado na cruz para salvar uma pecadora como eu.
Que o Teu amor por mim possa ser uma luz para aqueles que caminham na escuridão.
Te amo Senhor e Te agradeço por me dares a salvação eterna.
  • Amém!"


SALVAÇÃO SOMENTE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO


"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:25-26)



O homem natural tem prazer em tudo que o mundo lhe oferece. Em seu coração ele sabe que há dois caminhos que ele pode escolher seguir. Este caminhos são:

1- Um caminho largo que lhe oferece prazeres e tudo que o seu coração pecador almeja mas que Deus abomina.Mateus 7:13, no entanto, diz o seguinte: 
"... porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela."É triste vermos milhares de pessoas caminhando por este caminho de perdição, sem Cristo, achando que ninguém é capaz de saber como se salvar, só Deus. Realmente, Deus sabe e deixou escrito em 1 João 5:13 palavras que nos asseguram que teremos vida eterna no céu. Elas dizem: "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." Então, é responsabilidade nossa, que somos crentes no Senhor Jesus Cristo, falarmos dEle aos perdidos. Que possamos ter um peso pelas almas daqueles que estão sem Cristo!

2- Um caminho estreito que o conduz à vida eterna.Mateus 7:14 diz claramente: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." O caminho que nos leva ao céu por toda uma eternidade é estreito mas não é tortuoso, nem cheio de pedregulhos, nem tão difícil. Difícil foi para Jesus, o Deus que desceu da Sua glória para lançar sobre Si os pecados de toda a humanidade, derramar o Seu próprio sangue para ter-nos junto a Ele eternamente. Isto é o amor que não entendemos, nem sabemos explicar. É o amor que devemos seguir e ter dentro de nós a fim de que o mundo queira ter em sua vida o mesmo Deus que nós temos.

Dentre tantas pessoas que decidiram seguir pelo caminho estreito, vamos conhecer uma jovem judia que era segundo o coração de Deus. Seu nome era Maria. Ela, apesar de ser muito jovem, pobre, foi agraciada com a visita de um anjo enviado por Deus. Por duas vezes, o anjo Gabriel falou a Maria dizendo o quanto ela achou graça diante de Deus:

1) No versículo 28 de Lucas 1, ele disse: "... Salve agraciada ; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (grifo meu).
2) No versículo 30 de Lucas 1, ele disse: "... Maria não temas, porque achaste graça diante de Deus" (grifo meu).
Maria conhecia a Palavra de Deus e ela sabia que "Sem fé é impossível agradar-Lhe ..." (Hebreus 11:6). Ela, apesar de tão jovem, tinha uma fé no Deus que a criou e que ela carregava em seu coração amando-O e obedecendo-O.
Ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus porque Deus conhecia o seu coração e sabia que ela O amava, obedecia e confiava nEle. Deus a escolheu apesar dela ser uma pecadora que necessitava ser salva através do sangue do verdadeiro Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.
Ela mesma sabia que tinha que crer no Senhor para ser salva eternamente.
Ela sabia que necessitava de um Salvador quando disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46-47).
Maria, assim como eu e você, estava perdida, necessitando de um Salvador.
Ao vermos a própria Maria, mãe de Jesus, admitindo que estava perdida e precisava de um Salvador para ter seus pecados perdoados lembramos de uma outra mulher que aos olhos de Deus é também muito importante. Esta mulher é VOCÊ, minha amiga. Gostaria de lhe fazer algumas perguntas e pedir-lhe, amorosamente, que medite nelas.

De acordo com os versículos chaves do nosso estudo ...
* O que você deve fazer para ser salva?
* O que o próprio Jesus disse a mim e a você que devíamos fazer para sermos salvas?

Ele, claramente, nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?"(Lucas 1:25-26), (grifo meu).

* Você já decidiu crer em Jesus?
* Você já decidiu não ser uma pessoa morta, separada de Deus?
* Você já decidiu viver, eternamente, com Jesus, no céu por toda uma eternidade?
Se não, então ...
1- decida aceitar Jesus como seu Salvador;
2- decida vencer aquele que é inimigo da sua alma, Satanás;
3- decida entregar toda a sua vida Àquele que derramou o Seu sangue no seu lugar.

Certa vez, li um folheto que falava das desculpas que as pessoas apresentavam para não aceitar Jesus. Dentre tantas, algumas diziam: "Não, agora não, sou muito novo! Quem sabe mais adiante?"... "Talvez no próximo ano, pois agora estou muito ocupado!"... "Agora não, pois estou preocupado com os estudo dos meus filhos e não tenho muito tempo!" Estas são desculpas muito perigosas, pois nada neste mundo é mais importante do que a sua vida eterna no céu. O tempo de você tomar a sua decisão não é amanhã, pois a Bíblia em Provérbios 27:1 nos diz: "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará."O dia que você tem que fazer a sua decisão por Cristo é hoje. É a própria Bíblia que diz "... Ouvi-te em tempo aceitável! E socorri-te ao dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2).
Amiga, talvez amanhã seja muito tarde para você aceitar Jesus em sua vida e receber o perdão dos seus pecados. Lembre-se que “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5:12 BRP).
Não pense que você é, suficientemente, boa e merecedora da vida eterna no céu. Você precisa crer em Jesus para se salvar. Dobre os joelhos, baixe a cabeça e, com o coração cheio de arrependimento, creia que você necessita de Jesus para ser salva, necessita segui-Lo.

Veja este comentário do "Life Application Bible Commentary" que nos diz como devemos seguir a Jesus: "As pessoas que podem ter um relacionamento com Cristo são aquelas que fazem a vontade do Pai. Elas ouvem, aprendem, crêem e obedecem. A obediência é a chave para fazer parte da família de Deus. O conhecimento não é o bastante - os líderes religiosos tinham conhecimento e, ainda assim, não compreenderam Jesus. Seguir não é o bastante - a multidão seguia mas não entendeu quem era Jesus. Aqueles que crêem em Jesus passam a fazer parte da família de Deus."
A Bíblia nos ensina no evangelho de João 1:12 que nós somos feitos filhos de Deus. Nós não nascemos fazendo parte da família de Deus mas nos tornamos filhos quando aceitamos Jesus como nosso Salvador. Veja o que este versículo diz: "Mas, a todos quanto O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome."Novamente, quero lhe perguntar:
Você já creu em Jesus?
Você já O aceitou como seu Salvador?
Então, se você já fez esta decisão, você já faz parte da família de Deus, já pode ser chamada de filha de Deus.
Mas se você decidiu não fazer esta decisão agora, lembre-se do que o Senhor diz na Sua Palavra:
"Quem crer e por batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16).
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).

Amiga, pense seriamente no futuro eterno de sua alma. Veja ainda o que Tiago 4:14 lhe diz: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece."Você tem certeza de que estará viva daqui a cinco minutos? Não, não é? Como o versículo disse, a nossa vida é como um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece. Então, não perca tempo e reconheça que você é uma pecadora, que necessita ser salva para obter a vida eterna no céu. Não rejeite a verdade! Seja submissa ao que o Senhor ensina na Sua Palavra.

Vejamos algumas passagens bíblicas que nos mostram o que eu devo fazer para ser salva. Tenho que fazer boas obras? Tenho que reconhecer que sou pecadora e viver pedindo perdão para me conservar salva? A Bíblia nos diz...

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

"... Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo..." (Atos 16:30-31).

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo ..." (Gálatas 2:16).

Que o Espírito Santo possa convencê-la a aceitar Jesus em sua vida, pois só assim você poderá passar toda a eternidade no céu.

"Senhor Deus, meu Pai, obrigada pelo Teu amor derramado em minha vida.
Obrigada pelo sangue de Jesus derramado na cruz para salvar uma pecadora como eu.
Que o Teu amor por mim possa ser uma luz para aqueles que caminham na escuridão.
Te amo Senhor e Te agradeço por me dares a salvação eterna.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Biografia de Abraão





Nome:  Abraão
Significado:        Pai ou Líder de Muitos[4]
Do Hebraico:     אברהם Avraham ou ’Abhrāhām
Raiz familiar:  Raiz de Noé linhagem de Sem
Avô:    Naor
Pai:      Terá
Mãe:    ---
Irmãos:           Naor / Harã
Esposa:           Sara / Quetura / (Agar)
Filhos: Ismael / Isaque / Zinrã / Jocsã / Medã / Midiã / Jisbaque / Suá
Netos: Esaú / Jacó / Seba / Dedã / Efá / Efer / Enoque / Abida / Elda
Sobrinhos:      Ló / Uz / Buz / Quemuel / Quésede / Hazo / Pildas / Jidlafe / Betuel / Tebá / Gaã / Taás / Maaca.
Local de Nascimento:            provavelmente Ur
Tempo de Vida:          175 anos
Motivo de Morte:        Velhice
Local de Morte:
Localização Temporal:          Foi encontrado um contrato Babilónico em nome de Abraão. Este foi datado de 1800 - 2000AC. É provável a relação com o patriarca.
Status social:  Rico (Gênesis 13:2)[5]

terça-feira, 15 de maio de 2012

AS SETE VIRTUDES DE ANA E OS SETE INIMIGOS DE SUA ALMA


AS SETES VIRTUDES DE ANA E OS SETES INIMIGOS DE SUA ALMA

“Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” I Samuel 1:9-11

Ana, mãe do profeta Samuel, é uma mulher apaixonante, que teve sua vida  marcada por experiências profundas no relacionamento com seu Deus.
Vivendo em uma geração onde a esterilidade era sinal de maldição, carregava em seu  corpo e em sua alma a ferida do preconceito e da rejeição da sociedade, bem como as provocações de sua rival, Penina, que a perseguia dia e noite com palavras duras que  turbavam-lhe a alma em sofrimento e dor.
Ana sendo uma mulher doce, amável, religiosa, suporta muitas pressões dentro e fora do lar. Mas os maiores inimigos estavam dentro de seu coração, e a fazia definhar aos poucos.
É na alma (mente) que se estabelecem os maiores conflitos. As derrotas e vitórias estão dentro de cada um de nós. No caso de Ana, os inimigos interiores estavam matando seus sonhos, paralisando seus projetos, e impedindo que as bênçãos de Deus fossem concretizadas em sua vida e as promessas cumpridas.
Não há força nessa terra que consiga paralisar alguém que suplanta as dificuldades e vence os inimigos traiçoeiros, através de uma fé inabalável, da perseverança e da determinação que vem de Deus.
Seu lado humano e suas fragilidades são percebidos nos primeiros dois capítulos de I Samuel, assim como suas muitas virtudes como a dependência de Deus, a confiança, a fé, a firmeza… produzindo aprendizados que servem de exemplo, não só para as mulheres  dessa terra, mas, sobretudo, para todos nós que enfrentamos muitos inimigos, principalmente os da alma.
A vitória na vida de Ana se estabelece quando ela decide não desistir, não morrer e não ser mais uma coitadinha ferida pelo destino. Ela busca a sua bênção no templo, suplantando todas as provocações. É na oração, na presença de Deus, insistindo, demorando-se quando todos tinham ido embora, que ela recebe a palavra profética da vitória.
Quando Ana sai do templo o seu rosto não era mais triste, pois, entendera que Deus tinha ouvido a sua oração e o seu clamor. “Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.” I Samuel 1:18
Os sete inimigos na vida de Ana.
1. Esterilidade. “Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse deixado estéril.” Vs 5
2. Humilhação. “E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha deixado estéril.” Vs 6
3. Tristeza. “Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”  Vs 8
4. Amargura de alma. “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.” Vs 10
5. Atribulada de espírito. “Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.” Vs 15
6. Ansiedade. “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial;  porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.” Vs 16a
7.   Aflição. “Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial;  porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.” Vs 16b
As  Sete virtudes de Ana.
1. Sinceridade e transparência. Ana não escondeu a sua dor e seu sofrimento. Seus olhos e o semblante caídos demonstravam o estado de sua alma. Não escondeu de seu marido e quando questionada pelo sacerdote Eli, confessou a angústia de sua alma. “E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.” I Samuel 1:14-15
2. Mulher de fé inabalável. Quando tudo dizia não, quando o seu ventre dizia não, não pode gerar filhos, quando os médicos diziam não há possibilidade; quando os ventos sopravam contrários, ela, todavia, acreditava e esperava na resposta de seu Deus.
3. Perseverança no templo e na oração. ” Demorando-se ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;” I Samuel 1:12
4. Abnegação e doação. O coração de Ana era desprovido de todo egoísmo. O filho que ela tanto desejava, devolveu ao Senhor, cumprindo a aliança que fizera através de oração.
5. Mulher de adoração e de louvor. A adoração de Ana é teocêntrica (Deus como centro do universo), é carregada de verdades profundas sobre o domínio, soberania, poder de Deus sobre os homens, a obra da criação, e, sobretudo a punição aos inimigos Dele. O louvor de Ana demonstra uma intimidade com Deus muito intensa. I Samuel 2:1-10
6. Mãe exemplar e amorosa. Amamentou Samuel, dando-lhe amor e carinho, sabendo que o levaria para ser criado no templo, em total dependência de Deus. Samuel nasceu do seu ventre, foi amado por ela ao extremo, mas pertencia a Deus, e para Ele viveria. “Do Senhor o pedi” (Samuel), ao Senhor a devolverei.
Nossos filhos pertencem a Deus, e é Ele que sabe melhor protegê-los, e livrá-los dos males desta terra.
7. Influenciadora de gerações. Ana influencia gerações de homens e mulheres tementes a Deus: o rei Davi recita no Salmo 113 parte do louvor de Ana. Maria, mãe de Jesus, declama o magnífica em Lucas 1:46-55 como parte do louvor e adoração que aprendeu com Ana, no exemplo de mulher dedicada a Deus.
São muitos os frutos na vida de Ana por sua fé, dedicação, abnegação, perseverança, mãe exemplar, uma mulher que suplantou e venceu inimigos terríveis e covardes que agem dentro da alma:
- Samuel se tornou o primeiro profeta, de caráter preditivo, trazendo uma geração de bênção sobre a face da terra.
- Como Samuel foi gerado através da oração de Ana, criado no templo, ele é reputado por Deus como um dos maiores intercessores que a terra já teve.  Jeremias 15:1; I Samuel 12:23
- Ana teve outros cincos filhos povoando a terra de adoradores, filhos dessa mulher maravilhosa. II Samuel 2:20,21
Que a vida e as vitórias de Ana sirvam de inspiração a tantas mulheres e homens que vivem atormentados pelos inimigos que são mandados do inferno para afligir as almas, que tem sobre si promessas de Deus, que precisam ser cumpridas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

MÃE


Texto: Provérbios 31:28

Introdução

Uma criança sem uma mãe é como uma porta sem maçaneta - Provérbio Judeu 
Exemplos bíblicos de mães piedosas 
Eva - significa, literalmente, a mãe de todos 
Sara - A mãe idosa que riu da ideia de ter filhos. Ela deu à luz Isaque 
Noemi - A sogra fiel para Rute. Sua fidelidade a sua família produziu a linhagem de Davi 
Ana - Mãe que orava a Deus para dar-lhe um filho. Ela deu à luz Samuel. 
Maria - A mãe de Jesus 
O que seria de nós sem nossas mães ou esposas? 
É seguro dizer que estaríamos perdidos sem elas, não existiríamos sem elas, as mães desempenham um papel tão importante no tecido da vida, literalmente, as mães de nossa nação moldam o futuro, o papel de uma mãe é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças saudáveis.
A origem do dia das mães
A. Um sonho de uma mulher:
logo após a Guerra Civil uma mulher teve um sonho de reunir a nação, seria um dia para lembrar as mães que perderam seus filhos na guerra, Anna Reeves Jarvis queria criar um dia comemorativo para as mães, uma das crianças mais novas Jarvis viu os esforços de sua mãe para reunir uma nação devastada pela guerra
B. O sonho passou: 
Quando sua mãe morreu Anna estava determinada a ver o sonho de sua mãe se tornar realidade, Anna estabeleceu o primeiro dia das mães em honra a sua mãe, que foi de 1907 em Grafton WV, em 1910 o dia foi comemorado em 45 estados, Porto Rico, Havaí, Canadá e México, 08 de maio de 1914 - Woodrow Wilson designou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães
C. O sonho ainda está vivo: Uma boa mãe é como Cristo, em muitos aspectos. Ela está mais preocupada com o bem estar de seus filhos do que ela própria. Quais são as qualidades de uma mãe piedosa?

I. Auto sacrifício

A. A história de David Lloyd George 
1. As mães amam: Uma Jovem mãe estava viajando no sul do País de Gales, carregando um bebê quando foi assaltada por uma feroz tempestade de neve, a mulher nunca chegou ao seu destino, quando a tempestade se acalmou um grande grupo de busca saiu à procura dela e da criança, eles encontraram a mulher morta, para surpresa do grupo de busca a criança ainda estava viva 
2. O sacrifício: A mãe da criança tinha tirado sua roupa exterior e empacotado a criança, a mãe tinha envolvido seu corpo sobre a criança, ela deu sua vida para salvar o bebê, anos depois, o filho, David Llyod George, cresceu para se tornar; O primeiro ministro da Grã-Bretanha, um dos maiores estadistas da Inglaterra - tudo por causa do auto sacrifício de sua mãe 
B. O sacrifício que uma mãe faz 
As mães fazem uma variedade de sacrifícios em nome de sua família, às vezes, sacrificando sua própria vida, é claro que muitas vezes ignoramos os sacrifícios que as mães fazem 
* Físico: As mães fazem sacrifícios físicos desde o início da maternidade, a dor do parto, as rotinas diárias que drenam, o sacrifício de necessidades físicas e desejos 
Valor das Mães 
Papéis - mães e esposas preenchem um monte de papéis e funções diferentes, Enfermeira, secretária, nutricionista, jardineira, motorista, dona de casa, muitos trabalhos ingratos e recebem pouco ou nenhum crédito. As mulheres em nossas vidas fazer muito por nós 
* Emocional: Ninguém tem mais de investimento emocional em crianças, momentos em que as crianças machucam o coração das mães, momentos em que o investimento emocional retorna nulo, momentos em que elas sofrem porque seus filhos foram feridos, momento em que a perda parece maior do que o ganho, 
* Espiritual: A formação das crianças nos aspectos espirituais da vida, momentos de oração pelas crianças,

II. Graça ilimitada

A. A Graça de uma mãe piedosa 
1. A qualidade: A graça de uma mãe é o mais próximo equivalente humano à graça de Deus, a graça de uma mãe realmente parece ter pouco ou nenhum limite, as mães podem perder a paciência, perder a paciência, pode até se sentir como eles estão perdendo suas mentes, mas elas nunca perdem a sua graça, mães piedosas têm um senso de perdão e uma graciosidade geral que nunca vai embora 
2. A base: Por que isso é verdade, uma mãe piedosa recebe sua graça de Deus, somente Deus poderia dar tal graça, graça que se torna a força e a base de coragem da mãe e da fidelidade à sua família, é esta a graça que dá a mãe a capacidade de perdoar e aceitar seus filhos depois que eles falham, é esta a graça que realmente torna a infância doce.

III. Integralidade da crença

A. Mães piedosas devem crer em Deus: Isto parece um pouco redundante, mas é verdade, mães piedosas precisam acreditar em Deus, precisam crer que Deus aperfeiçoará o seu plano para os filhos e que Deus está no controle de toda e qualquer situação em sua vida, as mães têm de confiar que Deus irá terminar o seu plano com o melhor resultado possível 
B. Mães acreditam em seus filhos: as mães nem sempre pode acreditar no que seus filhos lhes dizem, mas as mães precisam acreditar sempre em seus filhos, as mães tendem a ver o potencial que outros não veem, as mães tendem a acreditar no melhor e ver o melhor onde outros não veem.

IV. Amor sem fim

A. O ingrediente chave: todas as outras qualidades da mãe piedosa são articulados nesta qualidade, o amor; o amor é a força motriz na mãe piedosa, não apenas um amor por seus filhos, não apenas um amor por seu marido , as mães piedosas deve ter um amor profundo e inabalável por Deus, esse amor é o que motiva e desenvolve o resto do amor que está em sua vida, sem o amor de Deus - o resto de sua vida e do amor será incompleto 
B. O amor é o combustível para a vida 
Quando a vida fica difícil - o amor dá força 
Quando a vida fica árdua - o amor dá poder 
Quando a vida te decepciona - o amor dá incentivo 
Quando a vida parece vazia - o amor dá sentido 
Quando a vida se torna banal - o amor dá entusiasmo 
Quando a vida parece triste - o amor dá alegria 
Quando a vida se torna confusa - o amor dá clareza

Conclusão

Como podemos realmente prestar homenagem às nossas mães e esposas? 
A. Orar por elas: 1 Ore por força 
2. Ore por sabedoria 
3. Ore por paixão espiritual 
B. Aprecia-las 
1. O trabalho nunca termina: O trabalho das mães nunca acaba, sabemos o quão duro as nossas esposas e mães trabalham para cuidar de nós, quantas vezes nós tiramos um momento para lhes agradecer por tudo o que fazem, um dia por ano não é o suficiente para agradecê-las, a verdade é que estaríamos perdidos sem elas. 
2. Um exercício de gratidão: Faça uma lista de 31 coisas que sua mãe ou esposa faz por você, e que raramente agradeceu. Durante os próximos 31 dias encontre uma forma de agradecê-la especificamente para cada item na lista, isso vai deixá-la saber que você aprecia-os e vai ser um presente muito melhor do que qualquer coisa que você pode comprar na loja. 
C. Ame-a: 
1. Diga-lhe que você a ama 
2. Mostrar-lhe o quanto você se importa 
3. Honre-a todos os dias